Descrição
Os cursos de educação e formação de adultos enquadram-se no Eixo Prioritário 3 – Aprendizagem, qualificação ao longo da vida e reforço da empregabilidade – do Programa Operacional Capital Humano (PO CH), incidindo o presente aviso nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), regulamentados pela Portaria n.º 230/2008, de 7 de março, com a redação dada pelas Portarias n.º 711/2010, de 17 de agosto e n.º 283/2011, de 24 de outubro.
Os cursos EFA desenvolvem-se em percursos de dupla certificação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), visando obter, designadamente, uma qualificação de nível 2 ou 4 do Quadro Nacional de Qualificações(QNQ).
Será dada prioridade ao envolvimento nos cursos EFA adultos encaminhados pelos Centros Qualifica, devendo por isso em regra representar pelo menos metade dos participantes nos mesmos.
Idade Mínima: 23
Idade Máxima: 64
Situação: Desempregados à procura do 1º emprego
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD
Habilitações Mínimas: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações Específicas: – Adultos com idade igual ou superior a 23 anos, à data de início da formação, com o ensino básico completo e/ou secundário incompleto, que pretendam completar o secundário que desejem obter uma qualificação profissional.
Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em
estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de
qualidade e satisfação do cliente.
Atividades Principais:
– Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
– Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
– Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
– Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
– Executar confeções de sala e arte cisória.
– Planear e executar os diferentes serviços especiais.
– Faturar os serviços prestados.
– Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
– Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bemestar.
– Atender e resolver reclamações de clientes.
– Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
CP_1 – Liberdade e responsabilidade democráticas
CP_4 – Processos identitários
CP_5 – Deontologia e princípios éticos
STC_5 – Redes de informação e comunicação
STC_6 – Modelos de urbanismo e mobilidade
STC_7 – Sociedade, tecnologia e ciência – fundamentos
CLC_5 – Cultura, comunicação e média
CLC_6 – Culturas de urbanismo e mobilidade
CLC_7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação
CLC_LEC_1 – Língua estrangeira – continuação – inglês
CLC_LEI_1 – Língua estrangeira – iniciação – inglês
ESTÁGIO
PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM-PRA
7297 – Turismo Inclusivo – oportunidades e desafios
7298 – Turismo inclusivo na restauração
7844 – Gestão de equipas
3353 – Serviço de pequenos-almoços
4214 – Língua inglesa aplicada ao restaurante/bar
7731 – Higiene e segurança alimentar na restauração
8211 – Higiene e segurança no trabalho na restauração
8259 – Princípios de nutrição e dietética
8260 – Comunicação, vendas e reclamações na restauração
8271 – Serviço de restaurante/bar – serviços especiais
8283 – Organização da cozinha
8286 – Controlo de custos na restauração
8287 – Capitações, fichas técnicas, cartas e ementas
8288 – Serviço de restaurante/bar – mise-en-place e técnicas de serviço
8297 – Preparações e confeções básicas de cozinha
8317 – Língua inglesa – o profissional na restauração
8329 – Restauração – informação turística
8332 – Confeções de sala
8333 – Arte cisória
8334 – Teoria de serviço de bebidas
8335 – Serviço de bar
8336 – Serviço de vinhos – preparação e execução
8337 – Vinhos de Portugal e do mundo
8338 – Execução do serviço de restaurante/bar
8339 – Serviço casual de restaurante
8340 – Serviço clássico de restaurante
8341 – Serviço fine dinning
8342 – Serviço de bebidas simples
8343 – Serviço de bebidas compostas
4215 – Língua francesa aplicada ao restaurante/bar
8321 – Língua espanhola – o profissional na restauração
7852 – Perfil e potencial do empreendedor – diagnóstico/ desenvolvimento
8598 – Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego
CLC_7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação
1995
1 – Formação presencial/em sala (turma)
A avaliação da aprendizagem
A avaliação da aprendizagem de caráter formativo, qualitativo e processual.
O instrumento de suporte para as decisões sobre a validação das aprendizagens do formando é o PRA – o documento que justifica a certificação final.
As validações são feitas ao longo da formação, em momentos “críticos”, como sejam as fases de final de UFCD/atividade integradora em que a equipa considere que há já um conjunto de aprendizagens significativas que justifique uma validação de UFCD do plano curricular, a par com um conjunto de competências transversais do domínio pessoal e social.
Para cada UFCD de 50h, o formador dispõe de 3h em cronograma para orientar o trabalho de PRA do/a formando/a relativamente à validação da respetiva UFCD, caso se trate de uma UFCD de 25h, dispõe de 25h. A par o mediador dispõe de 85 h para consolidar e orientar a construção deste documento de avaliação.
Condições para a dupla certificação:
– o formando deve obter uma avaliação sumativa com aproveitamento em todas as componentes do seu percurso formativo e respetivas UFCD, incluindo a FPCT.
– na formação de base, a certificação depende da validação dos quatro resultados de aprendizagem definidos para cada UFCD.
Modelo utilizado para o registo formal da avaliação das aprendizagens:
– Mod.CF.246.00 – Grelha de avaliação da UFCD;
– Mod.CF.247.00 – Grelha de autoavaliação da UFCD (realizada pelo formando/a).
Avaliação de Reação:
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão de 3 em 3 meses ou sempre que tal se justificar.
Os inquéritos por questionário aplicar-se-ão a formandos, formador, coordenador [e entidade cliente quando se aplique].
Avaliação de Desempenho
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), o formador será avaliado sempre que se desencadeie um processo de avaliação,salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente.
O desempenho dos formadores é avaliado por formandos, coordenador e pelo próprio. Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.
Confere Certificado de Qualificações, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 199/2011 de 19 de maio, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações – Decreto-Lei nº 396/2007.