Técnico/a Apícola

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Formadores

Descrição


Localidade
Montalegre




Data Início
07/09/2021




Data Fim
30/06/2022




Cronograma




Observações




Inscreva-se



Os cursos de educação e formação de adultos enquadram-se no Eixo Prioritário 3 – Aprendizagem, qualificação ao longo da vida e reforço da empregabilidade – do Programa Operacional Capital Humano (PO CH), incidindo o presente aviso nos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), regulamentados pela Portaria n.º 230/2008, de 7 de março, com a redação dada pelas Portarias n.º 711/2010, de 17 de agosto e n.º 283/2011, de 24 de outubro.

Os cursos EFA desenvolvem-se em percursos de dupla certificação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), visando obter, designadamente, uma qualificação de nível 2 ou 4 do Quadro Nacional de Qualificações(QNQ).

Será dada prioridade ao envolvimento nos cursos EFA adultos encaminhados pelos Centros Qualifica, devendo por isso em regra representar pelo menos metade dos participantes nos mesmos.


Idade Mínima: 23
Idade Máxima: 64
Situação: Desempregados à procura do 1º emprego
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD

Habilitações Mínimas: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações Específicas: – Adultos com idade igual ou superior a 23 anos, à data de início da formação, com o ensino básico completo e/ou secundário incompleto, que pretendam completar o secundário que desejem obter uma qualificação profissional.



CP_1 – Liberdade e responsabilidade democráticas
CP_4 – Processos identitários
CP_5 – Deontologia e princípios éticos
STC_5 – Redes de informação e comunicação
STC_6 – Modelos de urbanismo e mobilidade
STC_7 – Sociedade, tecnologia e ciência – fundamentos
CLC_5 – Cultura, comunicação e média
CLC_6 – Culturas de urbanismo e mobilidade
CLC_7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação
CLC_LEC_1 – Língua estrangeira – continuação – inglês
CLC_LEI_1 – Língua estrangeira – iniciação – inglês
ESTÁGIO
PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM-PRA
2888 – Cadernos de contabilidade agrícola
2889 – Gestão da empresa agrícola
2893 – Legislação relativa à atividade agrícola e animal
3297 – Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points)
4437 – Clima – fatores e caracterização
5582 – Biologia da abelha
5583 – Higiene, saúde e segurança no trabalho em Apicultura
5585 – Maneio e condução das colónias ao longo do ano
5586 – Maneio reprodutivo / Povoamento e multiplicação de colónias
5590 – Sanidade apícola – doenças das abelhas
5591 – Sanidade apícola – doenças da criação
5598 – Produção, processamento e comercialização de pólen
5599 – Produção, processamento e comercialização de ceras
9580 – Comercialização agroalimentar em circuitos curtos
7853 – Ideias e oportunidades de negócio
10184-Economia e enquadramento jurídico da atividade apícola em Portugal e na EU
10185-Botânica e fisiologia vegetal/gestão da flora apícola
10186-Gestão e instalação de apiários
10187- Criação e introdução de rainhas
10188-Nutrição de colónias de abelhas
10189- Programação e organização do trabalho apícola
10190-Sanidade apícola – varroose
10191-Sanidade apícola – viroses, outras doenças, parasitas e predadores
10192-Equipamentos apícolas – constituição, funcionamento, manutenção e regulação
10193-Boas práticas na produção e extração de mel
10194-Associativismo apícola e medidas de apoio empresarial
10195-Gestão da exploração apícola em Modo de Produção Biológico
10196- Análise de investimentos apícolas
10197- Apicultura sustentável
10198-Produção de méis monoflorais
10199-Polinização de culturas intensivas
10200- Comercialização de produtos apícolas
10201-Seleção e melhoramento de colónias
10202-Gestão e conservação de ceras em armazém
10203-Apiterapia
10204-Produção de méis de melada
10204-Produção de méis de melada
CLC_7 – Fundamentos de cultura, língua e comunicação



1 – Formação presencial/em sala (turma)


A avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem de caráter formativo, qualitativo e processual.
O instrumento de suporte para as decisões sobre a validação das aprendizagens do formando é o PRA – o documento que justifica a certificação final.
As validações são feitas ao longo da formação, em momentos “críticos”, como sejam as fases de final de UFCD/atividade integradora em que a equipa considere que há já um conjunto de aprendizagens significativas que justifique uma validação de UFCD do plano curricular, a par com um conjunto de competências transversais do domínio pessoal e social.
Para cada UFCD de 50h, o formador dispõe de 3h em cronograma para orientar o trabalho de PRA do/a formando/a relativamente à validação da respetiva UFCD, caso se trate de uma UFCD de 25h, dispõe de 25h. A par o mediador dispõe de 85 h para consolidar e orientar a construção deste documento de avaliação.
Condições para a dupla certificação:
– o formando deve obter uma avaliação sumativa com aproveitamento em todas as componentes do seu percurso formativo e respetivas UFCD, incluindo a FPCT.
– na formação de base, a certificação depende da validação dos quatro resultados de aprendizagem definidos para cada UFCD.

Modelo utilizado para o registo formal da avaliação das aprendizagens:
– Mod.CF.246.00 – Grelha de avaliação da UFCD;
– Mod.CF.247.00 – Grelha de autoavaliação da UFCD (realizada pelo formando/a).

Avaliação de Reação:
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão de 3 em 3 meses ou sempre que tal se justificar.
Os inquéritos por questionário aplicar-se-ão a formandos, formador, coordenador [e entidade cliente quando se aplique].

Avaliação de Desempenho
Sendo esta uma ação de longa duração (com mais de 300 horas), o formador será avaliado sempre que se desencadeie um processo de avaliação,salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente.
O desempenho dos formadores é avaliado por formandos, coordenador e pelo próprio. Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.


Confere Certificado de Qualificações, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, conforme Portaria nº 199/2011 de 19 de maio, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações – Decreto-Lei nº 396/2007.